Constipação Intestinal
A constipação intestinal consiste em um problema para evacuar, comumente agregada às fezes endurecidas. Ela gera um movimento mais lento do que o normal das fezes, por meio do trato digestivo.
Uma pessoa está constipada quando ela evacua menos de três vezes por semana, ou possui fezes duras , pequenas e secas que doem ou passam pelo reto com dificuldade.
Causas
Ela é comumente originada por uma combinação de diversos aspectos, como uma dieta carente de fibras, níveis de estresse emocional, sedentarismo e desidratação.
Sintomas
Quando produzimos menos evacuações que o normal, temos dificuldade ou dores abdominais ao evacuar, inchaço no abdômen e excesso de gases, por exemplo, há muitas chances de estarmos com constipação intestinal.
Tratamento
Mudar o hábito alimentar é a melhor para o alívio da constipação intestinal. em determinados casos também são utilizados medicamentos prescritos para auxiliar no controle dos movimentos intestinais e funcionamento digestivo, como suplemento de fibras. Laxantes devem ser usados apenas sob supervisão medica
Ainda que os laxantes e medicamentos possam auxiliar temporariamente na melhora, o uso de forma exagerada pode trazer muitos efeitos colaterais. Dessa forma, faça uso apenas com prescrição médica.
Orientação alimentar constipação
-
Tomar de 2 a 3 litros de água/dia.
-
Fruta 2 x/dia – mamão, ameixa preta, laranja, uva com casca, abacaxi, manga, melão, abacate e pera, morango
-
Verdura 2x/dia – couve, brócolis, escarola, agrião, espinafre, rúcula e catalonha.
-
Legumes/sementes 2x/dia – couve flor, quiabo, abobrinha, feijão e ervilha.
-
Fibra 1x/dia – aveia, granola, linhaça, gergelim, quinoa, fibra ou farelo de trigo.
-
Atividade física 4x/semana